Compreensões sobre as medidas socioeducativas: uma revisão integrativa nacional

Autores

  • Gabrielle Presotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Taimara Foresti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marieli Mezari Vitali Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréia Isabel Giacomozzi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

adolescentes, família, profissionais, medidas socioeducativas, revisão integrativa

Resumo

Esta revisão integrativa tem como objetivo conhecer como diferentes atores sociais compreendem as medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes no Brasil. A busca pelos estudos foi realizada nas bases de dados: SciELO, Pepsic, IndexPsi, BVS, SCOPUS, Psycinfo, Web of Science. Estipulado como período a vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 13 artigos. A análise dos textos foi categorizada em quatro temas: a) práticas repressivas como instrumento de controle; b) garantia de direitos como fatores protetivos; c) práticas educativas e afetivas como instrumentos reflexivos; d) projetos de vida: mudanças e perspectivas futuras. Os resultados apontam que diferentes atores sociais compreendem as medidas socioeducativas de acordo com suas experiências. Assim, alguns adolescentes a representam como punitiva enquanto outros como oportunidade de reflexão e mudança; os profissionais relatam a desvalorização de suas atividades; as famílias concebem as medidas como protetiva aos adolescentes.

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Presotto, G., Foresti, T. ., Mezari Vitali, M., & Giacomozzi, A. I. (2022). Compreensões sobre as medidas socioeducativas: uma revisão integrativa nacional. Cadernos De Psicologia, 2(2), 19. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/109

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