Intervenções no contexto escolar para depressão em crianças e adolescentes: uma scoping review

Autores

  • Marcela Hipólito de Souza Universidade São Francisco
  • Gustavo Kastien Tartaro Universidade São Francisco
  • Thalyta Padulla Gerodo Universidade São Francisco
  • Leila Maria Ferreira Couto Universidade São Francisco
  • Makilim Nunes Baptista Universidade São Francisco

Resumo

Os programas para a prevenção ou diminuição da sintomatologia depressiva em grupos de crianças e adolescentes podem contribuir para promoção de saúde mental no contexto escolar, no entanto, é necessário ampliar a compreensão abrangente sobre as intervenções que contemplem a literatura internacional e nacional. O objetivo deste estudo foi mapear as intervenções destinadas à prevenção da depressão infantojuvenil no contexto escolar. A revisão de escopo é um método de revisão utilizada para obter uma visão geral das evidências disponíveis. A amostra (N = 37) incluiu publicações que apresentassem os países de origem, delineamento do estudo, tamanho amostral, idade dos participantes, tipo de programa/intervenção, além de instrumentos utilizados e os desfechos favoráveis à depressão. De modo geral, as intervenções conduzidas apresentaram desfechos positivos em relação à diminuição de sintomas de depressão ao público-alvo, porém, grande parte das intervenções mantiveram os resultados por até seis meses após a aplicação dos programas. A presente revisão sugere escassez de referências nacionais que considerem programas preventivos, além de defender a implantação de programas interventivos nas escolas.

Palavras-chave: depressão infantojuvenil, promoção de saúde, saúde mental, escola, prevenção.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Hipólito de Souza, M., Kastien Tartaro, G., Padulla Gerodo, T., Maria Ferreira Couto, L., & Nunes Baptista, M. (2022). Intervenções no contexto escolar para depressão em crianças e adolescentes: uma scoping review. Cadernos De Psicologia, 2(2), 27. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/123

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