Liderança em tempos de crise: Reflexos da COVID-19 e prospecções sob a ótica de gênero

Autores

Palavras-chave:

liderança;, crise;, covid-19;, gênero;, mulheres;

Resumo

Apesar de muito popular, o tema de liderança apresenta uma grande diversidade de teorias e perspectivas, porém insuficientes consensos e contextualizações. Considerando o contexto da COVID-19, o estudo de como líderes agem em tempos de crise é essencial para compreender os impactos da crise trazida pela pandemia. Em meio à crise de liderança e os exemplos de lideranças frente à COVID-19, vem à tona a questão do gênero dos líderes, acentuando a necessidade de ressignificação do conceito de liderança e da cultura que o cerca. Logo, o objetivo deste artigo consiste em realizar uma discussão teórico-conceitual da literatura de liderança a partir de uma perspectiva de gênero, analisando como os reflexos da COVID-19 contribuem para o questionamento dos modelos predominantes de liderança e reavaliação do conceito. Analisa-se o desempenho de mulheres na liderança durante na crise do coronavírus e os fenômenos que envolvem o exercício da liderança feminina, discutindo de que forma a busca pela equidade de gênero em posições de poder contribui para prospecções acerca do mundo pós-pandemia.

Biografia do Autor

Ligia Carolina Oliveira-Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado sanduíche em carreira pela Loughborough University (UK). Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do Grupo de Pesquisa "Trabalhando com as Marias: Psicologia, Carreira e Mulheres" (CNPq). Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordena projetos de pesquisa e extensão sobre realização profissão e progressão na carreira de mulheres, liderança de mulheres, barreiras de mulheres nos campos predominantemente masculinos, vieses de gênero, sexismo ambivalente, motivação para liderar, comportamentos de ajuda na carreira e programas de orientação de carreira e mentoria para mulheres. Se interessa por temáticas que envolvem os motivos pelos quais as mulheres apresentam dificuldades para se inserir, permanecer e ascender na carreira, principalmente nas áreas de STEM, assim como pelos fatores que contribuem para o empoderamento econômico das mulheres e a redução das iniquidades de genêro. 

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Oliveira-Silva, L. C. (2023). Liderança em tempos de crise: Reflexos da COVID-19 e prospecções sob a ótica de gênero. Cadernos De Psicologia, 3(2), 15. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/132

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19