A promoção da saúde mental no contexto da pandemia de COVID-19: o acolhimento do sofrimento por meio da Terapia Comunitária Integrativa

Autores

  • Milene Zanoni da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Camila Muhl FAE Centro Universitário
  • Rubia Carla Formighieri Giordani Universidade Federal do Paraná
  • Adalberto de Paula Barreto Associação Brasileira de Psiquiatria Social

Resumo

O sofrimento mental é uma das maiores consequências da pandemia de COVID-19 em termos de magnitude. Pessoas nos diversos espaços sociais e renda foram acometidas pela infecção ou pelos impactos psicossociais da pandemia em diferentes níveis. O objetivo deste artigo é problematizar o sofrimento mental enquanto problema coletivo gerado ou agravado pela pandemia de COVID-19, e que devido à sua dimensão e magnitude exige respostas integradas e amplas de saúde pública. De cunho teórico ensaístico, são analisados aspectos que devem ser considerados no panorama dos transtornos mentais e do sofrimento mental na pandemia. O foco argumentativo reside principalmente nos determinantes sociais da saúde e da saúde mental na pandemia considerando-se os recursos comunitários que podem ser acionados para o acolhimento. Inicialmente são consideradas as medidas de primeiros cuidados psicológicos em cenários de emergências coletivas em saúde. Na sequência, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é apresentada como uma estratégia de saúde mental com tecnologia leve pautada nos recursos comunitários e inserida em uma perspectiva ampliada de saúde integrada às outras dimensões da vida.

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Zanoni da Silva, M., Muhl, C., Formighieri Giordani, R. C., & de Paula Barreto, A. (2022). A promoção da saúde mental no contexto da pandemia de COVID-19: o acolhimento do sofrimento por meio da Terapia Comunitária Integrativa. Cadernos De Psicologia, 18. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/138

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19

Most read articles by the same author(s)