Altos níveis de ansiedade na pandemia podem encobrir efeitos do ensino remoto emergencial: Ensino remoto emergencial na pandemia

Autores

  • Solange de Lima Freiria Vergueiro de Paula Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Andréa Sampaio Garcia Déo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Natalia Pacini de Medeiros e Albuquerque Durán Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Isabela Figueiredo Ulhôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Júlia Swerts Henriques de Brito Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luis Anunciação Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

Desde 2020, em função da pandemia da COVID-19, muitas estratégias de ensino foram implementadas. Ainda há uma incerteza dos possíveis impactos dessas estratégias em características de saúde mental, especialmente nos aspectos de ansiedade. Neste trabalho, objetivou-se identificar o relacionamento entre três tipos de ensino (híbrido, apenas online e presencial que migrou para online) em características de saúde mental com o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), bem como pelo Inventário de Burnout de Maslach (MBI), com adequação dos itens para levantamento de dados de níveis de exaustão e comprometimento físico. Uma amostra foi formada por 563 estudantes universitários, sendo 33,6% homens, 65,9% mulheres e 0,5% outros, jovens (18 e 26 anos), de instituições públicas (12,3%) e privadas (87,4%). Os resultados indicaram que a ansiedade desses participantes se mostrou mais elevada que o esperado (M = 19,61, DP = 13,96), bastante superior à esperada pela tabela normativa (10 ou inferior). Não houve uma diferença significativa nessas características de saúde mental em função do tipo de ensino, sugerindo que os altos níveis de ansiedade podem estar encobrindo o efeito do tipo de ensino. Discussões foram realizadas, especialmente relacionando os níveis de ansiedade decorrentes da COVID-19.

Palavras-chave: Saúde mental; Ensino remoto; Pandemia, COVID-19, Psicologia

 

Publicado

2022-10-07

Como Citar

de Lima Freiria Vergueiro de Paula, S., Sampaio Garcia Déo, A., Pacini de Medeiros e Albuquerque Durán, N., Figueiredo Ulhôa, I., Swerts Henriques de Brito, J., & Anunciação, L. (2022). Altos níveis de ansiedade na pandemia podem encobrir efeitos do ensino remoto emergencial: Ensino remoto emergencial na pandemia. Cadernos De Psicologia, 11. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/153

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19

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