Transtornos alimentares – o mal-estar na cultura pós-moderna

Autores

  • Thaís Karolyne Reckziegel Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Salete Junqueira Lucas Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Transtornos alimentares; cultura; pós-modernidade; blogs; redes sociais.

Resumo

Apresentando etiologia multifatorial, os transtornos alimentares caracterizam-se por uma grave alteração no comportamento alimentar e no corpo, sendo defesas psíquicas complexas presentes na cultura pós-moderna, a qual é considerada como a era do vazio e que propaga que possui mais valor aquelas pessoas que têm um corpo magro. O presente trabalho buscou refletir sobre a parcela que cabe aos ditames da cultura pós-moderna na causação dos transtornos alimentares, considerando as ferramentas virtuais disponíveis na contemporaneidade como condições subjetivas pelas quais os sintomas aparecem e conduzem maneiras equivocadas para as pessoas se defenderem do vazio psíquico instaurado. Com o avanço dos meios de comunicação e o desenvolvimento da internet, blogs e páginas on-lines, no início dos anos 2000 surgiram as comunidades virtuais “pró-ana” e “pró-mia”, conhecidas por serem defensoras de comportamentos característicos dos transtornos alimentares anorexia e bulimia, considerando estes como estilos de vida. Mesmo com os avanços e mudanças ocorridas nas páginas de relacionamentos virtuais, ainda hoje é possível encontrar perfis que se apresentam como pró-anorexia e pró-bulimia, revelando-se como uma problemática da cultura pós-moderna, estabelecida e vivida por pessoas reais. No entanto, contrariando as expectativas de que essas páginas atuam como desencadeadoras e mantenedoras de comportamentos característicos de transtornos alimentares, é importante pontuar que, em geral, quem busca essas comunidades virtuais já possui predisposição aos comportamentos característicos de transtornos alimentares e percebem estes espaços como possível rede de apoio.

Biografia do Autor

Maria Salete Junqueira Lucas, Universidade Federal da Grande Dourados

Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD. Professora da Residência Multiprofissional em Saúde da UFGD – HU. Experiência na área de Psicanálise, Psicologia Clínica e Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos temas: Psicanálise, Tratamento e Prevenção Psicológica, Psicologia e Nutrição, Ensino em Saúde e Orientação Profissional.

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Reckziegel, T. K., & Junqueira Lucas, M. S. (2024). Transtornos alimentares – o mal-estar na cultura pós-moderna. Cadernos De Psicologia, 4(1), 12. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/181

Most read articles by the same author(s)