Prática da Lembrança: Perspectivas Teóricas e a Hipótese do Aprendizado Baseado na Simulação Construtiva.

Autores

Palavras-chave:

Prática de Lembrar, Simulação episódica construtiva, Memória, Cognição, Aprendizagem

Resumo

Uma quantidade grande de estudos publicados nos últimos anos demonstra que o ato de lembrar conteúdos previamente estudados é uma estratégia eficaz para promover a retenção destes conteúdos na memória de longo prazo. Esta estratégia é conhecida como “prática de lembrar” ou “prática da lembrança”, e tem sido vista como uma técnica eficaz para beneficiar o aprendizado em diferentes ambientes de ensino. Entretanto, ainda não há consenso sobre quais mecanismos cognitivos produzem este benefício. O presente trabalho é uma revisão de escopo que abrange as principais teorias sobre os mecanismos cognitivos subjacentes à prática da lembrança. A partir de uma revisão crítica destas teorias, será proposta uma nova hipótese teórica, a qual se baseia em achados da neurociência cognitiva, e pretende resolver inconsistências encontradas nas teorias anteriores. Esta nova hipótese assume que o benefício da prática de lembrar resulta do engajamento de processos construtivos de simulação episódica, os quais são sustentados por estruturas neurais da rede default. Estes processos de simulação episódica podem ser engajados tanto por tarefas de memória, como a prática da lembrança, como por tarefas que envolvam elaboração semântica ou processos imaginativos. Consequentemente, a presente hipótese prediz que os benefícios da prática da lembrança devem ser reproduzidos por outras tarefas cognitivas, desde que elas engajem processos construtivos de simulação episódica.  

Biografia do Autor

Ariel Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, mestre em Neurociências pela UFMG e atualmente é doutorando em Neurociências pela mesma Universidade. Exerce pesquisa com foco em processos básicos da memória sob a perspectiva da Psicologia e Neurociência Cognitivas.

Antônio Jaeger, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais, líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (GPMC), doutor em Psicologia pela UFRGS com pós-doutorados na Washington in St. Louis, na PUCRS e na USP. Sua pesquisa é focada em processos básicos de memória humana sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Gonçalves, A., & Jaeger, A. (2024). Prática da Lembrança: Perspectivas Teóricas e a Hipótese do Aprendizado Baseado na Simulação Construtiva. Cadernos De Psicologia, 4(1), 21. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/206