Revisão sistemática de instrumentos de personalidade usando o big-five em crianças

Revisão sistemática big-five

Autores

Palavras-chave:

avaliação da personalidade, crianças, modelo dos cinco fatores, psicologia do desenvolvimento, avaliação infantil

Resumo

O presente estudo teve como objetivo levantar e descrever os principais instrumentos utilizados para avaliação do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) na infância. Os instrumentos foram descritos em relação a: tipo de respondente, idade do público alvo, formato do instrumento, quantidade de itens, tipo de escala likert, tipo de investigação da validade estrutural, índices de confiabilidade e controle de viés de resposta. A busca foi realizada por dois pesquisadores independentes nas seguintes plataformas: Pubmed, PsycINFO, Scopus, Web of science e BVS. Foram encontrados 16 instrumentos para a avaliação dos CGF para a faixa-etária de 6 a 12 anos. Alguns dos instrumentos utilizados com crianças foram pensados para serem usados com adultos. A maioria dos instrumentos utiliza escalas likert de 5 pontos. Apenas dois estudos buscam controlar efeitos de vieses de resposta. Os aspectos psicométricos e teóricos/conceituais dos instrumentos foram avaliados.

Publicado

2024-04-28

Como Citar

Rocha Martins, P. S., Mendes Alves , J. ., do Prado Vital , V. H. ., da Silva Amorim, L., & Mansur-Alves, M. (2024). Revisão sistemática de instrumentos de personalidade usando o big-five em crianças: Revisão sistemática big-five. Cadernos De Psicologia, 4(1), 24. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/227

Most read articles by the same author(s)