Difusão científica e COVID-19: uma analista do comportamento em comunicação com o público.

Autores

  • Martha Hübner Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Palavras-chaves: difusão científica, análise do comportamento, princípios básicos, COVID-19.

Resumo

O presente texto apresenta a descrição de seis vídeos e três entrevistas produzidos pela autora durante o ano de 2020, acerca da pandemia da COVID-19, para a população, em geral. Os vídeos foram produzidos pela própria autora; uma entrevista foi concedida ao jornal Nexo e duas outras a Globonews. Em cada um dos vídeos e entrevistas, os conteúdos abordavam os princípios da Análise Experimental do Comportamento que explicavam as contingências vigentes do início da pandemia até novembro de 2020, com instruções acerca de comportamentos que deveriam ser apresentados e aqueles a serem evitados, bem como os determinantes possíveis de cada um. Princípios como reforçamento positivo, negativo, controle verbal, controle aversivo, paradigma da ansiedade, contingência tríplice e o modelo de seleção por consequências, dentre outros, foram abordados nos vídeos e entrevistas, bem como explicitados no presente artigo. Os conteúdos incluíam também dados da realidade da COVID-19 no momento, tais como número de mortes, índices de isolamento social e comportamento da população na cidade de São Paulo, dados esses que controlaram o comportamento da autora em difundir a ciência em maior escala. A tônica dos vídeos e entrevistas era a de que na ausência de uma vacina e tratamentos farmacológicos, o tratamento deveria ser comportamental. Concluiu-se, nesse contexto, sobre a importância da difusão científica e a constante comunicação com a população leiga, enfrentando o desafio de manter uma linguagem simples, sem perder a precisão, a clareza e a base empírica, além de exercer a reponsabilidade social do cientista.

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Hübner, M. (2021). Difusão científica e COVID-19: uma analista do comportamento em comunicação com o público. Cadernos De Psicologia, 1(1), 18. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/81