• Mariana Rezende Alves de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Francisco dos Santos Cardoso Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

Percepção à Vulnerabilidade à doença; Covid-19; Hesitação à Vacina; Comportamento de Saúde

Resumo

A cobertura vacinal no Brasil vem apresentando quedas significativas nos últimos 5 anos, evidenciando o problema da hesitação à vacina. Em 2020 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde o início da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, o novo corona vírus. Até o momento de preparo deste estudo, mais de 640 mil brasileiros foram a óbito pelo corona vírus e a única prevenção existente é a vacina. Um dos fatores que contribuem com o processo de tomada de decisão para a vacinação é a capacidade de perceber a gravidade de uma doença e a própria vulnerabilidade a ela. O objetivo deste estudo foi caracterizar a relação entre os fatores que permeiam as percepções e atitudes em relação à vacina da COVID-19 entre gêneros. Para tanto, foram utilizadas escalas psicométricas que mensuravam e avaliavam os fatores intrínsecos da hesitação à vacina. A coleta se deu pela plataforma Google Forms em 2020 e em 2021. Os resultados demonstraram um nível médio de hesitação à vacina. Foi encontrado um alto nível de percepção à vulnerabilidade à doença e diferenças significativas do nível de percepção entre as amostras feminina e masculina. Neste contexto, fatores como percepção à doença infecciosa e ao cenário social podem indicar a intenção de se vacinar ou não de uma população.

2022-09-28

Como Citar

Rezende Alves de Oliveira, M., & dos Santos Cardoso, F. . (2022). Percepção à Doença e Hesitação Vacinal na Pandemia da COVID-19 no Brasil: Comparação entre gêneros. Cadernos De Psicologia, 10. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/143

Edição