A presença da escola ao longo da pandemia: uma revisão

Autores

Palavras-chave:

Covid-19; Escola; Abertura; Fechamento; Adaptação.

Resumo

Este trabalho busca apresentar de que forma as escolas foram contextualizadas e discutidas ao longo da pandemia da Covid-19 na América Latina. Para tanto, pontua como a questão da pandemia afetou o ambiente escolar, bem como, a discussão sobre a conveniência de sua reabertura, passando pelo descortinar do quadro de desigualdade social nas escolas, agravado pela necessidade do confinamento, e pela discussão da disseminação do vírus da Covid-19 entre as crianças, exemplificando preocupação semelhante apresentada pela Noruega, Suécia e China. Pontua, também, o consenso e as orientações aos escolares sobre as funções escolares e as atividades virtuais, a saúde mental dos estudantes universitários, o agravamento dos problemas mentais em crianças em confinamento domiciliar e os desfechos adversos psicológicos sobre o impacto da covid-19 na decisão de “quando” e “como” reabrir as escolas em meio à depressão e ansiedade em crianças e adolescentes. Conclui afirmando a ocorrência de impacto negativo da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos alunos associado ao encerramento das escolas e ao ensino à distância. Entretanto, mostra, também, que o retorno às aulas é um passo essencial para superar os efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento das crianças.

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Santos, R. C. dos, Monteiro Campos, L. A. ., dos Santos Cardoso, F. ., & Almeida da Silva, J. . (2023). A presença da escola ao longo da pandemia: uma revisão. Cadernos De Psicologia, 3(2), 23. Recuperado de https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/214

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19

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